quarta-feira, julho 19, 2006

!
OVERDOSE DE IAN GILLAN

Chegaram hoje meus novos 3 brinquedinhos musicais:

Scarabus abril de 1977;
Clear Air Turbulence Outubro de 1977; e
Naked Thunder de 1990

A uma bagatela de R$ 9,90 cada um. Eu devo ser uma das poucas pessoas que ainda compram CD´s. Fazer o que né? Eu gosto. Acho que agora são 5 ou 6 do Gillan que eu tenho em minha humilde coleção.


Scarabus

Contém 11 faixas num total de aproximadamente 49 min:


01 - Scarabus
02 - Twin Exhausted
03 - Poor Boy Hero
04 - Mercury High
05 - Pre-Release
06 - Slags To Bitches
07 - Apathy
08 - Mad Elaine
09 - Country Lights
10 - Fool´s Mate
11 - My Baby Loves Me


Ian Gillan Band:

Ray Fenwick - Guitarra;
John Gustafson - Baixo;
Ian Gillan - Vocal;
Mark Nauseef - Bateria;
Colin Towns - Teclado.


Em alguns momentos a música título chega a lembrar alguma coisa do Born Again.
Devo destacar que é um tipo de som que pouco lembra o Deep Purple. Parece ser algo bem experimental, com adições de coisas "dançante" ao som. Parece algo divertido de se fazer. A impressão que se tem com o disco é que Ian Gillan quer sair de toda a seriedade e complexidade as composições do Deep Purple o que não quer dizer que o som não tenha qualidade. Longe disso. É um disco bem leve e fácil de ouvir, só não espere se surpreender com o som, achar que é algo revolucionário ou que mudaria o mundo do rock ou que vai ouvir Mr Gillan se esgoelando no vocal pois você vai quebrar a cara. A idéia, ao que se parece, é soar comum, simples e sem frescura. Ta eu confesso, tem música com a cara do Deep Purple, mas você queria o que?



Clear Air Turbulence


Contém "apenas" 6 faixas com 40 min aproximadamente:

01 - Clear Air Turbulance
02 - Five Moons
03 - Money Lender
04 - Over The Hill
05 - Goodhand Liza
06 - Angel Manchenio


Ian Gillan Band:

Ray Fenwick - Guitarra;
John Gustafson - Baixo;
Ian Gillan - Vocal;
Mark Nauseef - Bateria;
Colin Towns - Teclado.


Não sei explicar, mas a capa desse disco sempre me chamou muito a atenção. Tem algo nela que eu não consigo saber o que é. Eu gosto dela. Não vou e nem tenho envergadura moral pra falar em timbre de guitarra, baixo ou que está neste ou naquele outro tom. O fato é, pra mim, que o baixo está muito em evidência. Quase um Drum and Bass (nossa que exagero, mentira, esquece isso de Drum and Bass). Assim como o Scarabus, Clear Air Turbulance é um som extremamente fácil de se ouvir. Baixo bem na cara e uma guitarra que substitui todo o vocal durante a primeira música que é quase toda só instrumental. Música bem progressivo, praticamente achei estar ouvindo uma música do Emerson, Lake and Palmer.

Five Moons é extremamente lenta, me causou sono ao ouvir. Assim como na música título é quase toda sem vocal.

Money Lender é mais Hard Rock com altas doses progressivas. Uma maneira de te fazer acordar ao final de Five Moons.


Como pode perceber nas músicas que citei alguma coisa, o disco é bem calcado em Rock Progressivo Inglês anos 70 (olha que coincidência, é um disco dos anos 70). Esse disco sim, posso garantir que as influências de Deep Purple quase não existe.

Over The Hill segue a mesma idéia do que já foi dito. Progressivo.

Goodhand Liza quase me transporta para um centro de macumba + Racional.

E para finalizar Angel Manchenio que é uma levadinha progressiva de leve.

Um excelente disco, bom para ouvir em casa enquanto pensa na vida, no universo e tudo mais.


Naked Thunder

Possui 11 faixas totalizando 48 min aproximadamente:

01 - Gut Reaction
02 - Talking to You
03 - No Good Luck
04 - Nothing but The Best
05 - Loving on Borrowed Time
06 - Sweet Lolita
07 - Nothing To Lose
08 - Moonshine
09 - Long And Lonely Ride
10 - Love Gun
11 - No More Cane On The Brazos

A ficha não caiu muito bem acerca deste disco não. Acho um pouco "parado" demais. Um pouco chato talvez.

À primeira ouvida, Love Gun é a melhor música do disco, pois se trata de uma música bem rápida e animada. Não sei se conseguirei ouvir novamente pra tentar falar melhor dele. Se bem que 3 discos seguidos do Ian Gillan é demais para qualquer mortal.

O disco é bem feito. Soa como um perfeito Hard Rock anos 80, com seus altos e baixos.
¡

Antigo postem no outro mais acima :P



0 Comments:

Postar um comentário

<< Home