quinta-feira, dezembro 21, 2006

!
CHOCOLATES

Não sei se vocês repararam, mas a Fábrica de Chocolates Nestlé Garoto, tradicionalíssima aqui no estado, vem comercializando "caixinhas" de 200g?

Essa medida de alterar o peso do produto é antiga, bem antiga.

Quando eu era bem molequinho, talvez por volta de 4 ou 5 anos, lembro que existia uma caixa de Bombom da Garoto pesando 1 kg. Exatamente, não se espante. Eu me afogava entre os bombons. É sem sombra de dúvidas um das melhores lembranças que eu tenho na minha infância.

O tempo foi passando e os custos do chocolate acabaram ficando muito altos e comercializar caixas de 1 kg passou a ficar impraticável pela empresa e, logicamente, para os consumidores.

Então com uma bela estratégia a direção da fábrica faz o lançamento de uma caixa com 500g. Metade do tamanho por quase metade do preço do chocolate. Essa medida praticamente salvou a empresa de um possível buraco e alavancou as vendas do chocolate novamente. O tempo passou e mudaram o peso novamente, de 500g passou a ser comercializado por 400g que dura até hoje.

A fábrica da Garoto foi comprada pela Nestlé e até hoje existe uma briga no CADE sobre a legitimidade da compra. O fato é que após a compra a Garoto Nestlé jogou o preço do chocolate na estratosfera. Mas isso é algo que já estava na cara que iria acontecer. Se eu me lembro bem, a Garoto detinha 28% das vendas de chocolate e a Nestlé um pouco mais de 32%. A fusão passaria deter uns 60% do mercado nacional. Sem muita concorrência eles fizeram o que acharam melhor com o preço.

Agora (se não me engano desde 2003), para tentar "reparar" parte do erro, lançaram uma minúscula (e ridícula) caixa de bombom sortido de 200g. Metade do tamanho das atuais e certamente não é a metade do preço. Fazendo essa maquiagem as pessoas podem se enganar e não perceber que o preço do chocolate está absurdo pois estão pagando quase METADE DO PREÇO (E levando metade dos bombons também).

Isso sem falar na barra de chocolate que tinha 200g e agora tem 180g (algumas têm 170g). Reduziram o peso da barra e quase não mexeram no preço.

estou vendo o dia em que teremos caixas de bombons de 30 ou 50g. :~(
¡

Antigo postem no outro mais acima :P



0 Comments:

Postar um comentário

<< Home