quinta-feira, novembro 01, 2007

!
DIA DE FINADOS
Sim, eu sei, é no dia 02/11

Finado: adj., que se finou; s. m., indivíduo que faleceu; defunto.

Eu não consigo entender muito bem a necessidade no qual as pessoas têm de visitar os mortos no cemitério nesse dia. E de tanto pensar a respeito, não cheguei à conclusão real dessa necessidade. Porém, eu levantei duas questões totalmente pertinentes.

Vamos a elas:

Se a pessoa não acredita em Deus, ou não tem uma educação cristã, ou sei lá mais o que, teoricamente ele não acredita em plano espiritual, em salvação, céu, inferno ou purgatório, ou seja, morreu acabou. Se ele pensa assim, visitar o cemitério é perda de tempo pois lá dentro só tem osso e mais nada.

Agora, se a pessoa tem educação cristã (ao menos os católicos, pois é a parte que eu conheço um pouco), teoricamente você também não deveria ir ao cemitério fazer as visitas anuais, porque até onde eu me lembro, a alma sai do corpo e vai pra algum lugar (não me pergunte onde), se a alma não está no caixão mais, quer dizer que lá também tem um monte de ossos, o que me leva a crer que não precisamos ir lá , ou seja, podemos rezar para as almas dos mortos onde estivermos.

Perguntei ao meu pai sobre isso, ele diz que é questão da tradição e talz, aí, expliquei a minha "teoria", ele achou interessante, mas me disse que na bíblia (não faço a menor idéia de onde) que devemos cuidar dos mortos.

Não quis continuar a conversa pois nunca conseguimos chegar a um consenso a respeito de qualquer coisa que envolva religião e crença. Mas ainda acho que "cuidar dos mortos" se refere a cuidar da imagem, do caráter, etc...
¡

Antigo postem no outro mais acima :P



0 Comments:

Postar um comentário

<< Home