domingo, fevereiro 08, 2009

Conformismo Cultural
Existe uma minoria que, por algum acaso ou sorte do destino, se interessou realmente por cultura em geral (música, filmes, livros etc). Fuça na internet, pede dicas para amigos/conhecidos, vê algo interessante num jornal ou zine... são as pessoas que correm atrás das coisas que formarão seus gostos pessoais. Geralmente, a consequência esperada por essas pessoas é enriquecer culturalmente e/ou como pessoa, ganhar bagagem para a vida.
Mas existe o conformismo cultural. Pessoas que não se interessam em pensar por si próprias ou simplesmente absorvem por osmose o que o meio em que vivem joga em suas cabeças. Zorra Total é o melhor programa de humor, novela das 6 é um drama de alto nível e O Segredo é a chave para a dominação do mundo. Qualquer coisa imprevisível acaba sendo vista com maus olhos. Mas como que o vilão da novela se deu bem no final??? Ele sempre morre ou acaba preso! Odiei! O mocinho morre no final do filme? Horrível. Jesus morreu no final da Paixão de Cristo?Uau, por essa eu não esperava...
Querendo ou não, a maioria das pessoas acomodadas culturalmente não querem coisas novas. Vão passar o resto da vida assistindo "Olha a faca!" e rindo até faltar ar. Às vezes fico um pouco triste por não poder compartilhar a alegria de debater o Big Brother com meus colegas de faculdade. Mas, alguns minutos depois, fico aliviado por não conseguir.
FOnte (de inspiração): Brahma e Skol

Antigo postem no outro mais acima :P



0 Comments:

Postar um comentário

<< Home