sábado, julho 24, 2010

EDUCAÇÃO PARA A HUMANIDADE


Ao pesquisar sobre o tema que quero desenvolver na monografia do curso de Tecnologias da Educação achei esse texto.

Como um monte de coisas que a gente lê na internet, não podemos ter certeza se é real e foi mesmo encontrado escrito num papel, num campo de concentração nazista, ou se foi inventado.

O foco, no entanto, é a mensagem.

"Prezado Professor,

Sou sobrevivente de um campo de concentração.

Meus olhos viram o que nenhum homem deveria ver.

Câmaras de gás construídas por engenheiros formados.

Crianças envenenadas por médicos diplomados.

Recém-nascidos mortos por enfermeiras treinadas.

Mulheres e bebês fuzilados e queimados por graduados de
colégios e universidades.

Assim, tenho minhas suspeitas sobre a Educação.

Meu pedido é: ajude seus alunos a tornarem-se humanos.

Seus esforços nunca deverão produzir monstros treinados ou
psicopatas hábeis.

Ler, escrever e aritmética só são importantes
Para fazer nossas crianças mais humanas.”


Merece ou não merece uma reflexão?


Antigo postem no outro mais acima :P



4 Comments:

Blogger BonaTTo said...

Primeiramente, bem-vinda ao blog :)

Seguramente merece uma reflexão. Isso que aconteceu lá no campo de concentração acontece hoje em dia, só que as torturas e problemas são um pouco diferente e as vezes nem tão explicito.

As pessoas precisam sim ser mais humanas.

9:56 AM  
Blogger Marina Thebaldi said...

É decepcionante pensar que estes profissionais se prestaram a uzar seus conhecimentos tão destrutivamente.

É mais decepcionante ainda pensar que isso continua ocorrendo, de forma velada.

:(

10:18 AM  
Anonymous Alcure said...

De fato merece sim reflexão e eu mesmo mereço ser mais humano. Não que eu use de minhas faculdades acadêmicas para fins gananciosos, longe disso, quero usá-la em prol de algo maior, é minha razoabilidade que vêm deixado de ser sensível ao contexto humano para olhar a forma do ponto de vista da natureza.

Para mim, algumas pessoas ou coisas simplesmente merecem morrer quando vão de afronta a algo que eu muito valorizo, oq não me torna diferente dos grandes vilões da história, que simplesmente puseram em prática o seu ponto de vista.

Deu para entender minha idéia? Não que eu queira matar alguém, foi uma metáfora.

11:49 AM  
Anonymous Marina Thebaldi said...

É Alcure ... sua resposta foi bem filosófica, mas acho que entendi. rs

Fico pensando ... esse pedido é para os professores, mas também deveria ser para os pais.

Eles estão abrindo mão de muitas responsabilidades na educação dos filhos.

Nem sei o que pensar do futuro. :s

3:23 PM  

Postar um comentário

<< Home