quarta-feira, setembro 22, 2010

ELEIÇÕES 2010

!
A cada ano que passa tenho a nítida impressão de que fica mais difícil votar. já se deram conta de que as eleições acontecerão daqui a duas semanas? Parei para pensar nisso ontem à noite enquanto conversava com meu irmão.

O mais impressionante é que eu ainda não faço a menor idéia em quem votar. Não tenho candidato algum para nenhum dos cargos. Aposto que muita gente está na mesma situação que eu.

O mais complicado é que há muito tempo não existe mais o voto de protesto uma vez que Brancos e Nulos têm o mesmo efeito. O voto Nulo tinha a idéia de contestar, ou seja, você expressava que nenhum daqueles candidatos serve para governar nosso país (estado, cidade etc.), já o voto Branco diz que qualquer um tá bom.

Segundo li em algum lugar, e carece de fonte pois não lembro onde li, os votos nulos e brancos agora não servem de mais nada. Se eu estiver errado, por favor, me corrijam nos comentários.

Voto de protesto atualmente virou votar em candidatos folclóricos, ou seja, votar naquele candidato que está mais que na cara de que não tem capacidade alguma, mas votaremos nele para mostrar que não estamos satisfeitos. O grande problema disso é o que acompanha esse protesto. Vou exemplificar:

Quando o candidato Meu nome é Enéias foi eleito Deputado Federal em 2002 com mais de 1M (Um milhão) de votos, levou junto com ele mais quatro ou cinco deputados do mesmo partido, por causa do tal voto de legenda (sinceramente, nunca consegui entender direito como isso funciona. Quem quiser explicar pode ficar à vontade).

Mais recentemente aqui em Colatina o candidato "O vento Levou" foi o vereador mais votado da cidade. Suponho que tenham votado nele em forma de protesto. Resultado, foi eleito e não tem a mínima capacidade de fazer o papel que um vereador precisa fazer.

Muito mais recente ainda temos o caso do Tiririca. Alguém tem alguma dúvida de que ele irá se eleger? E o pior, será que ele, por causa do voto de protesto, não elegerá mais alguns companheiros de legenda pela quantidade de votos que obtiver? Quem garante que esses outros candidatos são os melhores para nos representar?

Além de não saber em quem votar, não dá para protestar de forma justa. Fica difícil assim.
¡

Antigo postem no outro mais acima :P



7 Comments:

Anonymous Alcure said...

Voto de protesto é o mesmo que cagar para cima e mirar na boca. Você vai fazer merda e vai ter que engolir ela depois. A diferença atual entre voto nulo e branco é que o voto nulo não é computado nas estatísticas de voto.

Sobre voto de legenda, leia o disposto no TSE: http://www.tse.jus.br/internet/institucional/glossario-eleitoral/termos/voto_legenda.htm

Enfim, quero dizer que é lamentáve o cenário político atual. Temos sim bons candidatos, pessoas capazes e íntegras, como o nosso candidato a governador Renato Casagrande, que no cargo de senador fez um excelente papel.


Rita Camata também me parece uma excelente candidata a senadora, junto com o Ricardo, onde possivelmente depositarei meus votos. São pessoas conhecidas no ramo político a décadas e jamais ferveu merda para o lado delas. A única merda que foi feita mesmo pela Rita foi o Estatuto da Criança e do Adolescente, que carece de uma reforma urgente.

Meu problema mesmo está com os deputados estaduais e federais. Possivelmente votarei em Paulo Foletto para o Federal, já que ele tem uma boa influência política e pode trazer boas coisas para nossa cidade, ainda mais se tivermos o Casagrande como governador.

Presidente vai ser José Serra. Chega dessa política populista de Lula e cia, de varrer sujeira para debaixo do tapete, de desacatar os mais fundamentais princípios constitucionais em um governo que beira o ridículo.

Não estou falando que o governo do Serra vai ser perfeito não, mas acredito que será um governo que vai trazer bons investimentos ao Brasil sim, mesmo porque, o Lula só fez bom governo por ter continuado com medidas implantadas por FHC durante os períodos de grave crise mundial e assumido medidas populistas previstas pelo PSDB, alterando apenas o nome. Mas oq mais me enoja no Lula é usar o cargo presidencial como palanque militante de votos. O cara simplesmente está usando sua condição de presidente para militar em prol da Dilma, isso é um absurdo.

O José Serra como ministro da saúde fez MUITO com tão pouco. Implantou o SUS, incluiu no SUS cobertura para doenças que até então eram completamente ignoradas pelo governo, modernizou instalações e agilizou muitos processos burocráticos.

Como prefeito de São Paulo, tirou a cidade do limbo, investindo em infra-estrutura e combatendo o tráfico de drogas. Os índices cairam bastante durante seu governo, já que a polícia foi modernizada juntamente com o governo estadual de SP. Ele fez um excelente trabalho.

Enquanto isso, oq nossa querida Dilma fez além de ficar recebendo subsídio da Petrobrás, ficar de tititi com Erenice Guerra e, ah sim, claro, mentir em vias públicas falando que o apagão foi por causa de chuvas ou de não sei mais oq.

Pensem nisso.

12:48 PM  
Blogger Alcure said...

Sem falar que nossa Dilminha tem Michel Temer, Collor, José Dirceu, etc na sua grande bagagem política. Porra, esse governo é cada caso deslavado de corrupção ativa e passiva que é de cair o cú da bunda.

E a Dilma antes de ser presidente já está sofrendo com acusações de corrupção e fala que de nada sabia. Faça-me o favor né? Collor sofreu impeachment por MUITO menos.

1:04 PM  
Blogger Alcure said...

Sobre a Dilma, recomendo uma leitura do seguinte artigo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dilma_Roussef#Ministra-Chefe_da_Casa_Civil

Em especial no tópico "Programa de Governo". Ao passo q tb recomendo leitura da carreira política de Serra: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Serra

Existem ainda outras fontes, mas acho que ng vai querer ler nada mais pesado do que isso aí.

1:20 PM  
Blogger Marina Thebaldi said...

Muito complicado votar com convicção hoje em dia.

Pra mim tem muita coisa que deveria ser diferente. Muita sujeira que tem que limpar. Mas é necessário gente realmente com coragem para fazer isso. Enquanto tiver quem entra no jogo político do "vamos nos dar bem", só vai haver mais bagunça.

Pra mim os políticos deveriam fazer um curso onde estudariam como elaborar projetos, como funcionam os poderes públicos, quem faz o que no governo, as responsabilidades/funções que cabem a cada cargo, ética, moral, punições para crimes políticos, noções de gestão democrática ... e muito mais.

Só depois de aprovados é que deveriam poder lançar candidatura, isto é, caso não tivessem nenhuma pendenga na justiça.

Mas nem o ficha limpa tá funcionando. Eles (os políticos) estão conseguindo sujar até o ficha limpa.

Também não sei em quem votar. Pra mim, escolher o presidente está sendo a parte mais complicada.

Não confio em nenhum dos dois mais badalados.

Preciso procurar saber dos outros candidatos.

Urgente.

Sugiro que façam o mesmo.

:P

2:03 PM  
Anonymous Baby said...

Comungo da mesma opinião da MArina: "Preciso saber mais sobre os candidatos Urgente!"
MAs, apesar da falta de candidatos que nos "encham os olhos", sei que falta em mim, a vontade de procurar saber mais sobre eles.
Mas não é uma falha gratuita.. é que está realmente difícil até mesmo ter vontade de saber mais sobre os atuais candidatos quando o pouco que sabemos ou não nos agradam ou nenhuma diferença fazem...

:S

3:46 PM  
Blogger Robson Calefi said...

Comungo?? putz!!! :D

12:21 PM  
Anonymous Nelim said...

Bem, que tudo tá uma merda acho que todos concordam, a questão é... se mexer pode feder mais ainda???

Vamos aos fatos (relevantes para MIM)...

1) No governo FHC (leia-se Serra atualmente), tivemos várias privatizações das maiores empresas do Brasil com o governo ganhando pouco ou nada por elas... (uma empresa tipo a Vale foi vendida por X milhoes de reais, porém esse valor era o LUCRO ANUAL da mesma... ou seja... a empresa foi vendida por 1 ou 2 anos de trabalho que a mesma geraria de renda).
2) No governo FHC tivemos pouquíssimos concursos públicos, ou seja... a maioria era obrigada a trabalhar para empresas privadas sem a menor segurança ou garantia de emprego.
3) Durante o governo também tivemos escândalos políticos e roubalheiras... não tão divulgado como no atual governo (falta de trabalho ou rabo preso das emissoras de TV)

Agora vamos aos fatos que EU PENSO ser melhor deixar como está:

1) No governo Lulinha o Brasil está conseguindo diminuir a dívida do país com FMI e o caralho a quatro... enquanto nos outros só se ouvia o país pegando $$ emprestado...
2) No governo Lulinha tivemos o maior índice de concursos públicos... nunca em nenhum outro governo chamaram tanta gente pra ser funcionário publico
3) Lulinha segurou as privatizações das empresas... infelizmente não pode segurar as rodovias que eu acho absurdo serem privatizadas... de resto acabou segurando bem

Vejam bem... esses são pontos importantes PARA MIM nos governos... cada um pode se preocupar mais com uma ou outra coisa... tipo educação... saúde... blá blá blá... porém pra mim os dois são equivalentes nesses pontos...

"Preciso saber mais sobre os candidatos"?? hehehehe... se quiser se divertir e rir da cara deles é só acompanhar esses debates comédias que eles inventam... eh uma baixaria soh... lembra muito aquele programa antigo do Ratinho! =D

Well... como nos últimos anos... meu voto será justificado pois meu título ainda continua em Colata... e não pretendo ir praí só pra votar... já estou indo esse fds para outro motivo mais importante (já viu né Baby? quero o maior pedaço do bolo... =P)

Em suma... sou da opnião de que "se mexer fede mais"... =)

7:40 PM  

Postar um comentário

<< Home